Na medida em que a propulsão do veiculo ganha, cada vez mais novas tecnologias e melhorias no seu desempenho, o freio também tem recebido especial atenção dos projetistas, ela vem incorporando melhorias sensíveis para assegurar a segurança dos usuários no transito. O veículo mais sofisticado vem equipado com freios ABS, a maioria dos veículos leves vem equipados com freios a discos na dianteira e tambor na traseira, o freio em si é baseado na eficiência do atrito para parar o carro, quando pressionamos o pedal do freio, seu carro transmite a força do seu pé para seus freios por meio de um fluido, o freio em si requerem uma força muito maior do que você poderia aplicar com seu pé, para multiplicar a força do seu pé, ela é feita de duas maneiras:
- Vantagem Mecânica (força da alavanca)
- Multiplicação da força hidráulica
Assim os freios transmitem a força aos pneus usando o atrito, e os pneus por sua vez transmitem essa força ao piso da estrada usando também o atrito.
Sendo assim o freio é baseado em três princípios:
- Força da alavanca
- Hidráulica
- Atrito