Velas


A vela de ignição é um componente vital que serve para conduzir a energia necessária na câmara de combustão, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos inicia a queima da mistura ar-combustivel, mantendo a câmara dentro da faixa ideal de trabalho, apesar de sua aparência simples é uma peça que para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois o seu perfeito desempenho está diretamente ligado ao rendimento do motor, os níveis de combustível, a maior ou menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape. Ao constante desenvolvimento de tecnologia inovadora, as velas de ignição evoluíram muito, para atender os modernos motores de alta tecnologia e de multi-combustivel.

Os melhores mecânicos são os que entendem o carro, de para choque dianteiro ao para choque traseiro, o que atualizam sempre e trabalham com melhores produtos. Auto Check Saúde também disponibiliza equipamentos de diagnóstico de ultima geração e cursos de atualização, oferecendo serviços preventivos e de qualidade.




Velas

  • 1
    Quando você trocar as velas de ignição, troque também os cabos de velas para melhor performance do motor.
  • 2
    Verifique a correta aplicação para vela, utilizando o catalogo de aplicação do fabricante.
  • 3
    Com o motor frio, rosqueie a vela manualmente até assentar no cabeçote e em seguida aplicar o torque conforme especificação do fabricante.
  • 4
    O torque insuficiente há risco de não ocorrer à dissipação do calor, ocasionando o superaquecimento na câmara de combustão, isso pode gerar uma auto ignição, derreter a vela e até danificar o motor.
  • 5
    O torque excessivo pode romper o isolador, o que permitirá fugas de corrente e ocasionar falhas de ignição, quando ocorre a fuga de corrente, não há combustão, o que gera perda de potencia, maior consumo e excesso de gases poluentes expelidos pelo escape.
  • 6
    Ao instalar não passe nenhum tipo de lubrificante na rosca da vela de ignição.
  • 7
    Verifique a aparência da ponta ignifera de uma vela, ela refletirá se a vela é adequada ou não, assim como o estado do motor, a vela de ignição é um importante elemento de diagnóstico do motor, pois é o único componente da câmara de combustão de fácil remoção.
  • 8
    O GNV tem como característica mistura muito pobre, requerendo maior tensão do sistema de ignição (um aumento na ordem de 5KV) devemos substituir com a metade da quilometragem recomendada pelo fabricante.
  • 9
    Resiste a altas tensões de 20.000 a 30.000volts provenientes do sistema de ignição.
  • 10
    Resiste à corrosão química causadas pelos gases de combustão.
  • 11
    Resiste a choques térmicos, pois suporta grandes variações da temperatura, que podem variar de 70ºC (temperatura de mistura ar-combustivel) até 2.000ºC (temperatura de pico no momento da combustão).
  • 12
    Ao instalar um turbo compressor é necessário trocar as velas originais, devido ao aumento de rendimento volumétrico do motor, gerando mais calor na câmara de combustão e dificultando o centelhamento, aplicar velas de melhor ignibilidade e grau térmico adequado ao motor. Contudo esses ensaios só podem ser realizados com equipamentos apropriados.



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