Por que o carro precisa de Cambio?
Seria maravilhoso e bem mais fácil de dirigir um carro se não possuísse o seu cambio não é verdade?
A lei da física que rege os motores a combustão dos veículos possui um limite determinado de giro máximo (RPM-rotações por minuto) que suporta sem explodir (fundir), além de que os motores possuem faixas estreitas de RPM e o cavalo de força e o torque máximo. Um motor, por exemplo, pode produzir seu máximo de cavalo de força a 5.500 RPM, a transmissão permite que a relação de transmissão entre o motor e as rodas de acionamento mude à medida que a velocidade do carro aumenta ou diminui, trocam-se as marchas para que o motor mantenha-se abaixo do limite e próximo da faixa de RPM de sua melhor performance. O ideal seria que a transmissão fosse flexível nas suas relações que o motor pudesse rodar a um único valor de RPM de melhor performance. Então concluímos que as marchas do carro existem para que em dado momento o motor precise de mais ou menos força e suas rotações por minuto e evitar a sobrecarga do motor.
Hoje em dia existem vários tipos de transmissões e em evolução:
- Cambio manual.
- Hidramático, ou automáticos nos dias de hoje.
- Tiptrononic funciona como cambio eletrônico que permite selecionar dois tipos de mudanças de marchas: automático ou manual semi-automático (sem o uso da embreagem, mas com o motorista mudando marcha para cima ou para baixo) basta mudar a alavanca de posição ou acionar as teclas do volante para poder mudar novamente as marchas.
- Cambio Dualogic, desenvolvido pela Fiat/Marelli, é uma caixa de cambio tradicional onde o comando manual foi substituído por uma central eletrônica, é ela que comanda as marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) no mesmo modo. O motorista pode optar em dirigir o carro no automático ou no manual, o que é bem interessante, ainda tem a opção: escolher em trocar as marchas como piloto de F1 tipo borboleta localizadas atrás do volante, vendidas como opcional.
- CVT (transmissão continuamente variável) possui uma gama praticamente infinita de relações de transmissão.
Vantagens das CVTs | |
Caracteristica | Beneficio |
Aceleração constante, sem degraus desde a imobilidade até a velocidade de cruzeiro. | Elimina o choque da troca deixa o rodar mais suave |
Funciona para manter o carro na sua melhor faixa de potência, independentemente da velocidade em que o carro está andando. | Menor consumo de combustível |
Melhor resposta a mudanças de condições, como acelerador e velocidade. | Elimina a caça de marchas conforme a velocidade diminui, desacelera especialmente subindo serras. |
Menor perda de potência com uma CVT do que uma caixa automática convencional. | Melhor aceleração |
Melhor controle da faixa de rotação num motor a gasolina. | Melhor controle de emissões. |
Pode incorporar versões automatizadas de embreagens mecânicas | Substitui ineficientes conversores de torque hidráulicos |