Mercado
Antigamente os monopólios eram das indústrias e dos fabricantes, eles ditavam o mercado e o consumidor não tinha muita opção de escolha. Alguns produtos manufaturados transformavam em relíquias e conservado com muito esmero, havia sim alguma criatividade, mas não a tecnologia que vivenciamos hoje, o carro não estava ao alcance de um consumidor era uma preciosidade.
Há algum tempo vivenciamos no mundo globalizado, onde foram rompidos inúmeros paradigmas e continuamos em ritmo acelerado onde as máquinas com tecnologia moderna e muitos deles automatizados ou robotizados adaptados à produção em massa vem distribuindo democraticamente seus produtos com preços ao alcance de todos facilitando a vida de todos trazendo comodidade e conforto.
Chegamos a um ponto que alguns produtos eletro-eletrônicos são meramente descartáveis a exemplo dos celulares, radinhos de pilha e TVs, mesmo porque os modelos novos que são lançados no mercado a curto espaço de tempo vêm cada vez mais recheado de recursos e tecnologia com preços atraentes e compensador, se comparar o custo da reparação e ainda com o modelo defasado (antigo) que muitas das vezes nem existe a peça de reposição no mercado é muito mais sensato e vantajoso adquirir uma nova.
Atualmente observamos que a qualidade dos produtos já vem com a vida útil pré-programada de fabrica. O que dizer dos carros?
Segue o mesmo caminho, diversos componentes não compensam nem suporta um conserto sendo simplesmente descartável, o mecânico atual precisa ter outras habilidades além do alto conhecimento da mecânica, conhecimentos em eletro eletrônicos e informática, para diagnosticarem com precisão e rapidez a trocar dos componentes corretos. Foi-se o tempo em que o mecânico fabricava e consertava uma peça.
Vivenciamos o poder na mão do consumidor onde com muito mais poder nas mãos a ponto de ditar o mercado pela facilidade dos meios de comunicações e opções de escolha cada vez mais exigente e informado sabendo o que quer.
Ao ver o segmento da Reparação Automotiva houve também mudança de comportamento no Mercado, até a pouco se discutia a cadeia de distribuição de autopeças e era vedada a venda direta ao aplicador final (Oficina), hoje se sabe que muitos já abriram as portas, inclusive as concessionárias agregando serviços de entrega rápido, assistência e garantia de peças, isto tem favorecido sobremaneira o tempo de execução da reparação.
Na concorrência acirrada verificam-se as ofertas cada vez mais tentadoras algumas distribuidoras chegam a oferecer determinados produtos em consignação.
E só pesquisar, estar atento e aproveitar as oportunidades.
Lauro Koiti Chicaoka
Proprietário Autocheck Saude
50 anos atuando na Reparação Automotiva
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